Horário de Funcionamento: Seg. a Sab. das 08h00min as 18h00min e aos Domingos as 08h00min as 13h00min.

Notícias do mercado imobiliário

Aprenda a fazer um ar-condicionado caseiro


Nesse verão ninguém quer passar calor! Por isso, te ensinamos a seguir como fazer um simples e útil ar-condicionado caseiro.

Moramos em um país tropical e, independente da estação, o calor predomina. Com o verão chegando quem não se equipar pode sentir todo o calor típico da estação dentro de casa. Por isso saiba agora como fazer um ar-condicionado caseiro, uma alternativa simples e barata para você ter noites tranquilas de sono e dias frescos com uma temperatura mais agradável em casa.

Faça seu ar-condicionado caseiro!

Você vai precisar de:

  • Um ventilador de mesa ou de piso;
  • Duas garrafas pet;
  • Dois pequenos pedaços de arame ou fio de nylon;
  • Cubos de gelo.

Primeiro verifique o tamanho do seu ventilador e a qualidade do seu motor, pois isso irá determinar o tamanho da garrafa pet que a ser utilizada. Um ventilador pequeno, com motor menos potente, comporta duas garrafas plásticas de 510ml, dessas que são usadas para a venda de água. Já um ventilador maior, robusto e possante, tolera garrafas grandes de 2 litros. A diferença? O peso! Uma garrafa grande pode queimar o motor de um ventilador pequeno, que, provavelmente, não aguentará a carga adicionada ao aparelho para a criação do seu ar-condicionado caseiro.

Após averiguar esses detalhes, pegue a garrafa pet e com um espeto de metal ou outro objeto perfurante faça pequenos furos por toda a circunferência e extensão da garrafa. Aquecer a ponta do objeto que você escolheu vai facilitar na execução dos furos. Use um isqueiro ou a chama do fogão. Essas aberturas permitirão a saída do ar gelado de dentro da garrafa. Corte o fundo da garrafa, pois será por ali que você vai abastecer com gelo o seu novo climatizador.

Separou o arame ou fio de nylon? Já tem gelo no congelador? Pronto! Você já tem tudo o que precisa para o seu ar-condicionado caseiro! Com o arame faça dois ganchos de forma que você consiga prender as garrafas na parte de trás do ventilador, uma de cada lado do motor, utilizando a grade de proteção do ventilador e um dos furos que você fez na pet no começo do projeto. Ou, com o fio nylon faça um nó, também utilizando a grade do ventilador, e em um dos furos feito na garrafa, amarre as pets nas mesmas posições indicadas. Lembre-se que a garrafa deve ficar posicionada com o bico virado para baixo. Verifique se está bem preso, ligue o ventilador para ver se a garrafa não vai cair e nem atrapalhar a mobilidade do aparelho. Feito isso abasteça os dois recipientes com gelo.

Agora sim! Você já tem o seu ventilador!

A lógica é simples: o ventilador puxa o ar que está na parte de trás e com a sua força o empurra para a frente. Com as garrafas cheias de gelo, o aparelho vai puxar um ar mais gelado que a temperatura ambiente e impulsionará para o espaço, por isso é essencial os furos, pois esses facilitam e muito a saída do ar frio de dentro da garrafa para que o ventilador coloque a sua força em prática e espalhe o ar gelado pelo local escolhido.

Existem também outras opções de ar-condicionado caseiro, mas são mais complexas e exigem conhecimento de parte elétrica. Como por exemplo utilizando um isopor e coolers, que exigem uma conexão isolada e específica com a rede elétrica para funcionar normalmente.




Fonte: ImóvelWeb

21/03/18

Últimas notícias